EDIÇÃO DIGITAL

A OMS (Organização Mundial da Saúde) promove, no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde. Diabetes é o tema da campanha deste ano e trará um relatório mundial da doença, que tem perspectiva de expansão em muitos países nos próximos anos, segundo estimativas da instituição.

A Sociedade Brasileira de Diabetes estima que há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes no Brasil. Isso representa 6,9% da população, com viés de crescimento nos próximos anos. Segundo a instituição: “A maioria dos pacientes não apresenta sintomas no início da Diabetes”.

Diabetes, portanto, é uma questão relevante para a humanidade, com impacto compartilhado entre governos, sociedade civil, setor privado e agências intergovernamentais.

O principal movimento de enfrentamento à diabetes está lastreado em educação continuada em saúde. A sensibilização sobre a doença e a consciência para o autocuidado, suas causas, fatores desencadeantes, agravos e comportamentos de convivência, mostram a mais importante e representativa ação neste sentido.

Diabetes é, na maior parte dos casos, evitável e tratável, cerca de 90% dos casos diagnosticados são diabetes tipo 1. A promoção de hábitos alimentares baseados em dietas saudáveis e atividade física, ampliando o acesso ao diagnóstico e tratamento a preços acessíveis representam componentes vitais para o sucesso deste propósito.

Fique atento:

• Aumento da necessidade da ingestão de líquido
  • Excesso de urina em quantidade e frequência miccional
  • Cansaço desproporcional à atividade física
  • Perda de peso corporal
  • Fome excessiva
  • Alterações da acuidade visual
  • Cicatrização deficiente
  • Vulnerabilidade a infecções

A obesidade tem estado relacionada com o expressivo aumento de casos de diabetes em todo mundo e tem representado a principal causa secundária de avanço desta moléstia. Não por outro motivo, a obesidade tem sido alvo cada vez mais relevante de campanhas de redução do peso corporal e mudança de hábitos alimentares. O paciente precisa pensar nisso.

Atualizações sobre diabetes:

• Cerca de 347 milhões de pessoas no mundo têm Diabetes;

• Diabetes está previsto para se tornar a principal causa de morte no mundo no ano de 2030;

• Existem duas formas principais de diabetes:

• Diabetes tipo 1 é caracterizada por uma falta de produção de insulina e diabetes tipo 2, pela ineficaz capacidade corporal de utilização da insulina.

Um terceiro tipo de Diabetes é a gestacional: caracterizado por hiperglicemia, ou açúcar no sangue aumentado, com os valores acima do normal, porém, inferiores aos de diagnóstico de diabetes, condição esta que ocorre durante a gravidez. Mulheres com diabetes gestacional têm um risco aumentado de complicações durante a gravidez e no parto. Elas também estão em maior risco de diabetes tipo 2 no futuro.