Maternidade

 

A vida começa na Santa Casa de Jahu. O hospital mantém a única Maternidade em funcionamento da cidade. Por mês, uma média de 220 partos são realizados. Além de Jahu, o local atende outros 11 municípios da região, sendo referência para casos de de alto risco.

 

A estrutura da Maternidade é composta por Centro Obstétrico e Alojamento Conjunto, sistema em que o bebê, com condições de saúde, permanece junto com a mãe até a alta hospitalar.

São 42 leitos no total (24 SUS e 18 Particular/ Convênios) e uma equipe altamente capacitada, formada por técnicos de enfermagem, enfermeiras (maioria com especialização na área) e médicos plantonistas.

 

Humanização

A Maternidade da Santa Casa incentiva o parto humanizado, que pode ser traduzido como um conjunto de práticas e medidas adotadas para um nascimento mais natural possível, com menos intervenções, e que respeite o protagonismo da mulher.

O hospital integra a Rede Cegonha, iniciativa federal que oferece uma rede cuidados à gestante e acompanha o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos. Uma série de ações também são adotadas pela instituição para que o parto seja uma experiência acolhedora e inesquecível:

 

Boas-Vindas

Antes do parto, a gestante pode conhecer a estrutura da Maternidade, esclarecendo dúvidas e se familiarizando com o local;

 

Acompanhantes em Tempo Integral

A presença do acompanhante é estimulada em todos os momentos da internação;

 

Visitas 24 horas

As visitas são liberadas o dia inteiro, com a presença de 2 visitantes ao mesmo tempo e 1 acompanhante.

 

Orientações

Médico pediatra reúne pacientes e acompanhantes em encontros diários com orientações sobre amamentação e cuidados com o bebê;

 

Acupuntura

Uma enfermeira formada na técnica chinesa realiza sessões de acupuntura com mulheres que estão no período final de gestação. Com eficácia comprovada, a acupuntura induz o parto normal e alivia as dores das contrações;

 

Parto Normal

A Maternidade possui equipamentos que ajudam a aliviar a dor e promover o parto normal: banquinho e cavalinho de parto , barra de Ling e Bola de Pilates.

 

Segurança

Assim que chegam ao hospital para serem internadas, as pacientes recebem uma pulseira de identificação com nome, número do quarto e número de internação. Logo após o nascimento, os bebês também são identificados com duas pulseiras preenchidas com o nome da mãe e o número do quarto.

 

Saúde

A Maternidade realiza os testes do olhinho, orelhinha e coraçãozinho. A função dele é detectar precocemente, e tratar, se necessário, doenças oculares, auditivas e cardíacas.

 

Aviso: Durante a Pandemia do Coronavírus (Covid-19), as visitas estão temporariamente suspensas e a troca de acompanhantes só pode ser feita às 7h e 19h.

                       

Orientações Gerais