EDIÇÃO DIGITAL

Alunos do programa de pós-graduação em Implantodontia do Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (Ilapeo), de Curitiba-PR, participaram da 5ª cirurgia assistida de buco-maxilo-facial realizada na Santa Casa de Jahu no final do mês de Fevereiro. A cirurgia ortognática, realizada pela equipe de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial da Santa Casa, auxiliada pelo doutor Celso Luiz Módulo, foi acompanhada em tempo real pelos alunos na sala de reuniões da Provedoria do hospital.

Dr. Luis Eduardo M. Padovan e Dr. Paulo Domingos Ribeiro Júnior, que fazem parte do corpo clínico da Santa Casa de Jahu e são professores colaboradores do curso de mestrado do Ilapeo, trouxeram os alunos para que acompanhassem de perto o serviço realizado no hospital e para que aprimorassem seus conhecimentos na área. “Esses alunos estão sendo preparados para seguir carreira docente. Dentro desse programa de pós-graduação do qual participam em Curitiba, nós propusemos que eles viessem a Jaú para apresentarmos o trabalho cirúrgico que realizamos aqui. Eles puderam fazer perguntas, tirar dúvidas e conversar conosco durante a cirurgia. É a quinta turma que acompanha as cirurgias de buco-maxilo realizadas na Santa Casa, explicou Dr. Padovan.

Além de ser importante para os próprios alunos, o evento projeta o nome da Santa Casa de Jahu como uma instituição que realiza um trabalho de relevância e de excelência na área de buco-maxilo-facial. “Vieram alunos de Manaus, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, enfim, de vários estados do Brasil para conhecer esse serviço de excelência prestado aqui. E isso é muito importante para a Santa Casa”, completou Dr. Padovan.

Segundo a equipe de Cirurgia e Traumatologia da Santa Casa, são realizadas duas cirurgias em média por mês no hospital. Os pacientes, indicados por profissionais da área de odontologia, procuram o ambulatório do hospital e são avaliados pelo corpo clínico da buco-maxilo para atendimento e planejamento de cirurgias. A prioridade é dada para casos funcionais e não somente estéticos. “Esses pacientes não comem direito, falam com dificuldade, não respiram bem, têm dores nas articulações e problemas no estômago em virtude dos problemas da face. Nosso propósito é corrigir o problema e colocar harmonia facial. A estética é uma consequência”, explicou o médico.

O paciente submetido à cirurgia no dia 24 é uma mulher de 36 anos que apresentava deformidade dento-facial caracterizada por deficiência ântero-posterior de mandíbula e deficiência transversal de maxila. O problema foi resolvido, e ele continua com o tratamento ortodôntico (aparelho) para manutenção.