O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.
A Santa Casa de Jahu apoia esta iniciativa e aborda o assunto de diferentes maneiras para chamar a atenção de toda a população feminina.
Cartazes foram espalhados em vários setores do hospital para marcar este movimento, o ambulatório Gestar também aborda este assunto com as gestantes de toda a rede municipal e particular em sua próxima reunião mensal, a ser realizada na segunda, dia 05, no Espaço Cultural da Santa Casa. Nesta ocasião está presente a Dra. Rafaela Morães, médica ginecologista, que proferirá palestra de orientação para as gestantes. Funcionárias Santa Casa com mais de 40 anos terão a oportunidade de fazerem o exame clínico da mama, com equipe médica especialista. As interessadas devem entrar em contato no Gestar para obter mais informações e agendamento da consulta, que será gratuita.
O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.
Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres.
Os sinais e sintomas do câncer de mama podem variar de mulher para mulher. Algumas podem não apresentar nenhum, enquanto outras podem ter todos. A medicina não é matemática, cada organismo reage de um jeito. O mais importante é a mulher conhecer o próprio corpo para detectar, antecipadamente, o possível tumor. Quando precoce, o câncer de mama tem 98% de chances de cura. Previna-se!!