Dia Nacional da Doação de Órgãos: Um Gesto que Salva Vidas

No Dia Nacional da Doação de Órgãos é importante destacar o impacto desse ato, que oferece esperança a milhares de pessoas na fila por um transplante. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 50 mil pacientes aguardam por um órgão.

Desde que foi credenciada no Sistema Nacional de Transplantes, em 2007, a Santa Casa de Jahu tem sido fundamental na captação de órgãos e tecidos, com 972 procedimentos realizados ao longo dos anos. A instituição é referência nessa área e desempenha um papel importante na região.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), formada por uma equipe multiprofissional, organiza rotinas e protocolos que permitem o processo de doação de órgãos. A Santa Casa de Jahu mantém, 24 horas por dia, uma equipe especializada para garantir a captação de órgãos sempre que necessário.

Entre os órgãos que podem ser doados estão o coração, pulmões, fígado, rins e pâncreas. Também é possível doar tecidos, como córneas, pele e ossos. Um único doador pode ajudar até oito pessoas, dependendo dos órgãos e tecidos que forem captados.

Cada órgão possui um período máximo específico para ser removido e transplantado a um receptor, conhecido como tempo de isquemia fria. No caso do coração e dos pulmões, esse intervalo é de 6 a 8 horas. Já o fígado pode ser transplantado em até 12 horas, enquanto os rins têm um prazo de até 24 horas para serem doados.

Para que a doação ocorra, é essencial que o doador manifeste em vida sua vontade e, principalmente, que sua família esteja informada. No Brasil, a autorização para a doação de órgãos precisa ser dada pelos familiares após a confirmação de morte encefálica. Sem esse consentimento, a doação não pode acontecer.

Nos últimos anos, a Santa Casa de Jahu foi reconhecida pelo trabalho na captação de órgãos. A doação de órgãos é um gesto que pode transformar a vida de muitas pessoas. Por isso, é importante conversar com a família e deixar claro o desejo de ser um doador, contribuindo para salvar vidas.