Prontos-Socorros da Santa Casa de Jahu realizam mais de 53 mil atendimentos gratuitos no primeiro semestre de 2023

O acesso à saúde é um direito fundamental de todo cidadão, e o atendimento gratuito em hospitais através do Sistema Único de Saúde (SUS) desempenha um papel crucial na garantia desse direito para milhões de brasileiros. Um exemplo notável é a Santa Casa de Jahu, que no primeiro semestre de 2023, realizou mais de 53 mil atendimentos gratuitos em seus prontos-socorros adulto e infantil, demonstrando o papel essencial que essa instituição desempenha na promoção do bem-estar da população.

O atendimento gratuito em hospitais públicos é uma necessidade premente em um país como o Brasil, onde a desigualdade social é ainda um desafio a ser enfrentado. Muitas famílias não têm condições de arcar com despesas médicas particulares, o que torna o SUS a única opção viável para garantir o acesso a cuidados de saúde de qualidade.

A Santa Casa de Jahu, localizada no interior de São Paulo, tem se destacado como uma instituição dedicada a oferecer atendimento gratuito de qualidade. Com mais de 53 mil atendimentos realizados em apenas seis meses de 2023, sendo 38.177 no pronto-socorro adulto e 15.362 no pronto-socorro infantil, a importância dessa instituição para a comunidade local e 11 cidades vizinhas torna-se evidente.

Considerando o período de seis meses, a Santa Casa de Jahu realizou uma média de aproximadamente 294 atendimentos diários em seu pronto-socorro adulto e cerca de 85 atendimentos diários no pronto-socorro infantil. Esses números ressaltam a relevância do hospital e a alta demanda por serviços de saúde na região.

Os prontos-socorros são as portas de entrada para muitos pacientes, sendo a primeira linha de atendimento em situações de emergência. A disponibilidade de atendimento gratuito nesses locais representa um alívio significativo para aqueles que necessitam de cuidados médicos imediatos, mas não possuem recursos financeiros para cobrir as despesas.

Atualmente a Santa Casa de Jahu conta com um quadro com mais de 1.300 colaboradores e um corpo clínico com 269 médicos. É o hospital de referência para Jahu e outras 11 cidades da região, num total de mais de 325 mil habitantes. Possui a única UTI Neonatal e Pediátrica da região a atender gratuitamente pelo SUS.