Mês de março reforça importância do diagnóstico precoce das doenças renais para qualidade de vida do paciente

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, um em cada dez adultos no mundo possui algum tipo de doença renal crônica.

Muitas são as funções dos rins, dentre elas: regular a pressão arterial, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, além de produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas.

Nos estágios iniciais, a DRC (doença renal crônica) é silenciosa: não há sintomas ou eles são poucos e inespecíficos. Por isso mesmo, o dia 10 de março foi instituído como Dia Mundial do Rim com o objetivo de conscientizar e orientar o paciente com doença renal crônica (DRC) - incluindo aqueles que dependem de diálise e os transplantados renais - quanto aos próprios sintomas, para que possa participar, de forma mais efetiva, da vida cotidiana.

Segundo a nefrologista da Santa Casa de Jahu, Dra. Nayanne Mendonça Barnese, a doença renal não é rara – 10% da população, ou seja, aproximadamente uma em cada dez pessoas, apresenta evidência de disfunção renal. “Por se tratar de uma doença silenciosa, muitos indivíduos só procuram ajuda quando a doença já está num estágio mais avançado. Já foi demonstrado que a prevenção precoce da doença renal podem melhorar os resultados de saúde geral a longo prazo”, esclarece Dra. Nayanne.

Algumas medidas simples são capazes de detectar se você tem doença renal ou se tem maior risco de ser portador da mesma. A creatinina é uma substância do sangue que é filtrada pelos rins, por isso o seu aumento no sangue significa que há uma diminuição da função dos rins. Com a dosagem da creatinina no sangue o seu médico pode, através de fórmulas simples, calcular a filtração glomerular, verificar se existe doença renal crônica e em qual estágio ela se encontra. Nas palavras do Urologista da Santa Casa de Jahu, Dr. Estevam Luna, “é importante beber bastante água - ao menos dois litros ao dia -, praticar exercícios físicos, ter hábitos saudáveis e eventualmente colher algum exame de sangue específico para dizer sobre a função dos rins, inclusive é recomendado colher exame de creatinina anualmente”.

O Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Jahu é referência no tratamento renal substitutivo de Jahu e região há mais de 30 anos. Inaugurado em 1987, atualmentecerca de 160 pacientes fazem o tratamento em equipamentos modernos e de tecnologia avançada.

A Busca pelo tratamento com hemodiálise tem crescido na Santa Casa de Jahu. Hoje são 70 sessões por dia realizadas em três períodos. Sempre supervisionados por profissionais com qualificação especial, o Centro possui três salas e um total de 30 máquinas ativas. Novos projetos estão em andamento e os investimentos vão permitir ainda mais melhorias no setor.

Segundo o médico chefe do serviço de nefrologia da Santa Casa, Dr. Marcos Roberto Colombo Barnese, “com o avanço da tecnologia, os tratamentos de diálise se tornam cada vez mais eficazes. Como complemento, é importante que o paciente entenda a hemodiálise como uma nova oportunidade em vida, desta forma aderindo ao tratamento com mais facilidade e avaliando positivamente o uso da máquina, até porque a Santa Casa de Jahu possui equipamentos e espaços modernos dedicados exclusivamente aos pacientes.”