Hemodiálise da Santa Casa de Jahu - o tratamento que promove a vida

Atualmente, cerca de 160 pacientes são atendidos em 3 períodos diários. São mais de 2 mil sessões realizadas por mês.

O Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Jahu é referência no tratamento renal substitutivo de Jahu e região há mais de 30 anos. Inaugurado em 1987, atualmente cerca de 160 pacientes fazem o tratamento em equipamentos modernos e de tecnologia avançada.

A Busca pelo tratamento com hemodiálise tem crescido na Santa Casa de Jahu. Hoje são 70 sessões por dia realizadas em três períodos. Sempre supervisionados por profissionais com qualificação especial, o Centro possui três salas e um total de 30 máquinas ativas. Novos projetos estão em andamento e os investimentos vão permitir ainda mais melhorias no setor.

No Brasil, os casos da doença triplicaram nos últimos 20 anos, somando mais de 140 mil pacientes renais crônicos dependentes dessa terapia para sobreviver. A doença renal crônica (DRC) se caracteriza pela lesão irreversível nos rins, afetando uma em cada 10 pessoas no mundo e com taxas crescentes de acometimento na população. As principais doenças que levam à lesão renal irreversível são hipertensão arterial e diabetes mellitus.

Qualidade de vida

A hemodiálise é responsável por alterações significativas na qualidade de vida dos pacientes renais crônicos. O Centro de Hemodiálise da Santa Casa promove o atendimento humanizado e atenção especial para minimizar a dor e o sofrimento dos pacientes.

Segundo o médico chefe do serviço de nefrologia da Santa Casa, Dr. Marcos Roberto Colombo Barnese, “com o avanço da tecnologia, os tratamentos de diálise se tornam cada vez mais eficazes. Como complemento, é importante que o paciente entenda a hemodiálise como uma nova oportunidade em vida, desta forma aderindo ao tratamento com mais facilidade e avaliando positivamente o uso da máquina, até porque a Santa Casa de Jahu possui equipamentos e espaços modernos dedicados exclusivamente aos pacientes.”

Além disso, a Santa Casa de Jahu criou um espaço dedicado aos acompanhantes dos pacientes de hemodiálise enquanto aguardam o tratamento. No local há uma série de itens de conforto, como TV, climatizadores e bancos onde também são servidos diariamente lanchinhos e café.