Evite a Próxima Fratura 770

Campanha da Santa Casa de Jahu chama atenção para os perigos da osteoporose

Mais de 8,9 milhões de fraturas são causadas, todos os anos, por uma doença silenciosa: a osteoporose. Ainda segundo a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF, na sigla em inglês), responsável por reunir esses dados, uma em cada três mulheres com mais de 50 anos, e um a cada cinco homens com a mesma faixa de idade vão ter fraturas causadas pela doença. No Brasil, estima-se que haja 10 milhões de pessoas com o problema, de acordo com a Associação Brasileira de Avaliação da Saúde Óssea e Osteometabolismo.

Os números dão a dimensão de um situação alarmante de saúde pública. A osteoporose faz com que os ossos do corpo fiquem fracos com o passar do tempo, o que aumenta o risco de quebras e fraturas. Não existe cura, mas é possível ter uma boa qualidade de vida seguindo as orientações médicas adequadas a cada caso.

Em comemoração ao Dia Mundial da Osteoporose (20 de outubro), a Santa Casa de Jahu, os médicos ortopedistas do Corpo Clínico do hospital e o Laboratório Brace Pharma lançam a campanha Evite a Próxima Fratura.

Pacientes do SUS atendidos pelo hospital com histórico recente de fraturas de fêmur e punho - as mais comuns em quem tem osteoporose - vão realizar a Densitometria Óssea. O exame mede a quantidade de massa óssea e é indicado para o diagnóstico da doença. Os exames serão custeados pela Brace Pharma.

“Muitos pacientes chegam à Santa Casa com fraturas osteoporóticas e são devidamente cuidados. Após a alta, eles devem procurar tratamento adequado, na Rede Básica de Saúde, para o que causou a fratura, que é a osteoporose. Mas, por diversos fatores, isso não acontece, e esses pacientes acabam voltando ao hospital, tempos depois, com novas fraturas”, comenta o médico ortopedista e Diretor Clínico da Santa Casa, Dr. Sílvio Fernando Alonso.

A ação de prevenção da Santa Casa, em parceria com a empresa farmacêutica, será realizada em setembro (dia 30), novembro e dezembro. A expectativa é que 120 exames sejam feitos, divididos em um dia de cada mês. Os resultados saem em poucos minutos. Após a avaliação, os pacientes participantes vão ser orientados sobre o tratamento necessário.

Fatores de Risco da Osteoporose (Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia)
- Idade
- Histórico Familiar
- Uso prolongado de determinados medicamentos