Sepse

13 de setembro: Dia Mundial da Sepse

Você já ouviu falar sobre sepse? Antigamente chamada de septicemia ou infecção generalizada, a sepse ocorre quando o corpo humano responde, de modo exagerado e descontrolado, a um processo infeccioso em algum órgão.

Essa reação anormal pode levar ao funcionamento irregular de outras partes do corpo. Se não for tratada corretamente, a sepse é fatal; Só no Brasil, segundo dados do Instituto Latino Americano de Sepse, são 240 mil mortes todos os anos.

Para chamar a atenção sobre os cuidados e a importância de um diagnóstico rápido e preciso, foi criado o Dia Mundial da Sepse, celebrado hoje. Na Santa Casa, a equipe de médicos responsáveis pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Dr. Daniel Márcio Elias de Oliveira e Dra.Paula Yukiko Tokunaga, organizaram um treinamento interno, com o objetivo de orientar e chamar atenção das equipes de Saúde sobre o problema.

Alertas

Em caso de febre alta, coração acelerado, pressão arterial baixa, diminuição no volume de urina, sonolência ou confusão, procure imediatamente o Serviço de Saúde mais próximo.

Prematuros, crianças abaixo de um ano, idosos acima dos 65 anos, pacientes com doenças crônicas (diabetes, insuficiência renal e cardíaca) e doenças que afetam as defesas do organismo (AIDS, câncer) correm mais risco de desenvolver sepse. Mas, atenção! Qualquer pessoa e qualquer infecção pode evoluir para sepse. Não deixe de procurar ajuda. Essa rapidez pode salvar vidas!

E você sabia que é possível prevenir a Sepse? Manter a caderneta de vacinação em dia é fundamental. Bons hábitos de saúde, higiene constante das mãos e uso racional dos antibióticos também são medidas recomendadas para afastar o risco de ter a doença.