09 Dia da Irmandade facebook 770px

Irmandade de Misericórdia do Jahu completa 128 anos

Fundada em 9 de julho de 1893, a Irmandade de Misericórdia do Jahu nasceu do empenho de parte da sociedade da época em construir um hospital, que prestasse assistência a quem mais precisava.

E nesses 128 anos, a Irmandade passou por grandes transformações. Graças ao trabalho intenso e doação dos Irmãos, além do apoio da população, a Santa Casa tornou-se um dos hospitais mais modernos e completos da região.

Só de UTI, destinadas ao tratamento de pacientes em estado grave de saúde, a Santa Casa oferece 76 leitos, entre Adulto e Infantil. Parceira do SUS, quase 80% dos atendimentos totais da instituição são feitos pelo sistema público. Diversos Convênios e Planos de Saúde existentes também têm assistência garantida.

Referência para casos de média e alta complexidade, o hospital atende Jahu e mais 11 cidades, público estimado em 355 mil habitantes. Com um competente Corpo Clínico, composto por 259 médicos, e um quadro de 1545 funcionários, a Santa Casa está de portas abertas, 24 horas por dia, cuidando da saúde população.

A Irmandade

Mais de um século depois, a Irmandade segue viva como mantenedora da Santa Casa. Atualmente, ela é composta por 138 Irmãos, dos quais nove compõem a Mesa Administrativa e seis ocupam o Conselho Fiscal. Todos são escolhidos em votação, realizada a cada três anos.

“Ser Irmão não é carregar apenas um título, um reconhecimento. É um trabalho contínuo, uma dedicação constante, muitas vezes anônima, de apoiar as necessidades da Santa Casa. Nos momentos de expansão, de reformas ou nos períodos mais críticos, a força da Irmandade se faz presente. Os valores fraternos e comunitários, lá de 1893, continuam sendo prioridades”, avalia o Provedor da Instituição, Alcides Bernardi Júnior.