Na foto: Dr. Sílvio Alonso, Dr. Christiano De Luca Nassif, Dr. Carlos Moreira, Scila Carretero, Ivan Cassaro e Dr. Rodrigo de Callis Brandão.

Prefeitura e Santa Casa fazem reunião emergencial para discutir variante do Coronavírus

A Direção da Santa Casa de Jahu reuniu-se na manhã deste domingo, 14 de fevereiro, com representantes da Prefeitura para falar sobre a nova variante do Coronavírus, identificada na cidade.

A reunião, realizada na Sala de Reuniões do hospital, contou com a presença de Ivan Cassaro (Prefeito de Jahu), Tuco Bauab (Vice-Prefeito), Dr. Rodrigo de Callis Brandão (Secretário de Saúde), Scila Carretero (Gerente Administrativa da Santa Casa), e os médicos Dr. Silvio Alonso (Diretor Clínico), Dr. Carlos Moreira (Diretor Técnico) e Dr. Christiano De Luca Nassif (responsável pelo Pronto-Socorro).

O encontro foi marcado de forma emergencial após o Prefeito Ivan Cassaro anunciar, na tarde de ontem, que amostras de pacientes de Jahu, enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, eram compatíveis com a linhagem P1, variante detectada em Manaus (AM).

“Não era novidade para a Santa Casa que a variante estaria no munícipio, uma vez que o volume de pacientes internados, com uma forma agressiva da doença, estava muito grande desde janeiro. O Corpo Clínico e a direção do hospital perceberam que não estávamos tratando com a mesma doença, com o mesmo vírus do ano passado”, comentou a Gerente Administrativa da Santa Casa, Scila Carretero.

Um dos assuntos abordados na reunião deste domingo foi a falta de médicos e profissionais disponíveis para tratar o grande número de casos que chegam diariamente ao hospital. Hoje, 130 pacientes com a doença estão internados nos setores Covid (Enfermaria e UTI).

Hospital e Prefeitura também traçaram novas definições para o fluxo de atendimento no Pronto-Socorro de pacientes com outras patologias. O objetivo é evitar que pessoas com suspeita ou confirmação de Covid estejam no mesmo ambiente que pacientes sem a doença.

De acordo com a gerente, essas mudanças ainda vão ser discutidas entre a Secretaria de Saúde e o médico responsável pelo Pronto-Socorro nos próximos dias.