Santa Casa de Jahu inicia atendimentos na nova Enfermaria Covid

Novo Setor Enfermaria Covid 2

Trinta novos leitos de Enfermaria começaram a ser utilizados na quinta, 11 de fevereiro, na Santa Casa de Jahu. A nova ala está localizada no terceiro andar, onde antes funcionava o Setor Clínico, agora remanejado.

Esses leitos serão custeados pelo Governo do Estado pelo prazo de 90 dias, com possibilidade de prorrogação. A medida foi tomada no início deste mês, a pedido da Prefeitura de Jahu, devido a grande demanda por vagas de Enfermaria e UTI destinados ao tratamento do Coronavírus.

Todos os leitos já foram ocupados por pacientes que aguardavam no Pronto-Socorro do hospital. “Entre o anúncio dos leitos e o funcionamento deles, nós tivemos uma semana de muito trabalho. Graças ao empenho das equipes de Enfermagem, Manutenção, Limpeza e demais equipes de apoio conseguimos finalizar a montagem”, explicou a coordenadora de Enfermagem, Regiane Laborda.

Apesar de já abrigar uma ala de Enfermaria, o setor precisou passar por mudanças para atender o perfil de pacientes com Covid. A Santa Casa comprou mais equipamentos hospitalares, como monitores cardíacos e ventiladores pulmonares, para a criação de uma Sala de Estabilização. O quadro de funcionários também está sendo reforçado com novas contratações.

“O padrão respiratório dos pacientes internados precisa ser monitorado o tempo todo, até porque a condição clínica muda rapidamente. Então, o hospital se preparou. A Enfermaria Covid é diferente de um Enfermaria convencional”, ressalta Regiane.

UTI
O Setor de Pediatria, no 2º andar, também foi deslocado para abrigar 18 leitos de UTI Covid, anunciados pelo Estado. O espaço está em reformas para adequação da rede de gases e rede de água e esgoto, o que permite a instalação de pontos de Hemodiálise.

As obras devem ser finalizadas em 30 dias, ajudando a desafogar o Pronto-Socorro, que acolhe 21 pacientes aguardando um leito de terapia intensiva para tratamento da Covid (Dados de sexta-feira, 12 de fevereiro, 10h).

Reformas Novo Setor UTI Covid 2

Quadro de Funcionários
Com o aumento dos setores Covid, 105 profissionais estão sendo contratados. São 24 na Enfermaria e 81 na UTI, nas áreas de Administração, Enfermagem, Hotelaria, Limpeza e Fisioterapia.

Agradecimentos
A Diretoria da Santa Casa de Jahu agradece a dedicação e esforço de: Ivan Cassaro (prefeito de Jahu), Tuco Bauab (vice-prefeito), Dr.Rodrigo de Callis Brandão (secretário municipal de Saúde) e dos secretários estaduais Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) e Dr. Jean Gorinchteyn (Saúde). Eles foram fundamentais para a conquista dos novos leitos em um momento difícil atravessado pela Saúde do município.