Coletiva Covid Comunicação Santa Casa de Jahu Copia

Prefeitura e Santa Casa discutem situação da Covid em Jahu

Prefeitura e Santa Casa de Jahu se reuniram na tarde de terça-feira, 12 de janeiro, para discutir o aumento do número de casos de Coronavírus na cidade. O encontro, realizado no gabinete, contou com a presença do Prefeito, Ivan Cassaro, do vice-prefeito, Tuco Bauab, e do Secretário de Saúde, Rodrigo De Callis Brandão.

Representaram o hospital os médicos Dr. Christiano de Luca Nassif (responsável pelo Pronto-Socorro) e Dr. Carlos Alexandre Aguiar Moreira (Diretor Técnico), além da Gerente Administrativa, Scila Carretero, e do provedor da instituição, Alcides Bernardi Júnior.

Carlos Moreira Scila Carretero Alcides Bernardi Jr e Christiano Nassif Copia

O Provedor da Santa Casa apontou os desafios financeiros que o hospital vem passando desde o início da pandemia. Alcides Bernardi Júnior falou sobre o recente corte de 12% feito pelo Governo do Estado em dois programas de auxílio financeiro aos hospitais filantrópicos. Lembrou ainda que, em 2020, a Prefeitura recebeu um recurso de cerca de R$ 11 milhões do Ministério da Saúde e nenhum real foi repassado à Santa Casa.

“O hospital recebeu até agora cerca de R$ 5 milhões para tratamento da Covid, sendo R$ 2,7 milhões do Ministério da Saúde e R$ 2,3 milhões em Emendas Parlamentares. O hospital está sobrecarregado, o dinheiro está curto, tem os 200 mil habitantes das cidades da região que, na urgência, vêm para a Santa Casa, e não recebemos contribuições desses municípios. A Santa Casa está sobrevivendo, atendendo 80% do SUS, mas fica cada vez mais difícil”, finalizou Bernardi Júnior.

Ivan Cassaro pediu a colaboração para que todos ajudem a combater o vírus. “É uma doença muito grave, que não perdoa idade e nem sexo. Ela mata. Domingo, andei pela cidade e vi que ninguém está levando a sério. Vi agrupamentos de gente sem precaução nenhuma. Não temos fiscalização suficiente para fiscalizar 150 mil habitantes. Então, cada um com seu compromisso, sua missão de corrigir o próximo. Cada um é responsável por uma vida”, finalizou.

Em seguida, o Secretário de Saúde reforçou o pedido do prefeito e fez um alerta. “Estamos seguindo à risca o Plano São Paulo. Mas, daqui 15 dias, se a população continuar com esse tipo de comportamento, relaxando por achar que a Fase Amarela libera para tudo, nós vamos colapsar o Sistema Hospitalar. As enfermarias estão lotadas, os médicos estão sobrecarregados e não tem médicos, efetivo para atender a esse aumento exponencial de casos de procura pela Santa Casa”.

Por fim, o médico responsável pelo Pronto-Socorro da Santa Casa explicou que, nas últimas semanas, a demanda crescente do número de casos suspeitos e confirmados levou a uma saturação no serviço de saúde do hospital.

“O recado que é deixo é: na presença de sintomas leves, de febre, coriza, tosse, perda de cheiro e paladar, dor de cabeça e que não tenham falta de ar, devem procurar o Hospital São Judas e os Postos de Saúde. Reservem a Santa Casa para pacientes com falta de ar e que chegam ao hospital em unidades de transporte de urgência e emergência”.

Christiano Nassif ainda completou: “Muitos pacientes estão vindo ao Pronto-Socorro após realizarem exames de farmácia. Não devem fazer isso. Busquem orientação nos Postos de Saúde. Se a população ajudar dessa forma, já vai dar um respiro muito grande, para conseguirmos atender com sucesso quem precisa de cuidados de média e alta complexidade”.