Desde 15 de junho, a Santa Casa de Jahu passou a contar, de forma oficial, com 10 novos leitos de UTI. A habilitação feita pelo Ministério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União, na segunda-feira, por meio da Portaria número 1.541.

O texto, assinado pelo ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, autoriza a habilitação pelo período de 90 dias, podendo ser prorrogada, caso haja necessidade em razão da situação da doença.

Com a aprovação, a Santa Casa de Jahu passa a contar com 28 leitos de UTI exclusivos para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Todos contam com respiradores pulmonares e outros equipamentos hospitalares necessários em uma unidade de cuidados intensivos.

Do total, 10 são reservados para a população de Jahu por meio de um acordo firmado com a Prefeitura Municipal de Jahu, oito são para pacientes com convênios particulares (planos de saúde) e os 10 credenciados ontem são destinados ao atendimento, via SUS, de pacientes de Jahu e região.

De acordo com a gerente administrativa de Controladoria, Scila Carretero, os leitos devem começar a funcionar até o início da próxima semana, após a assinatura de um termo aditivo com a prefeitura (responsável por receber e repassar os recursos) e atualização do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

“A Santa Casa aguardava desde março essa autorização. Agora, Jahu e região têm garantidos 10 leitos SUS para atendimento da população. Para a instituição, a notícia também traz tranquilidade, porque, a partir desse momento, podemos ter uma equipe médica, de enfermagem e outros profissionais à disposição, prontos para agir. Antes, não tínhamos como montar uma equipe sem ter como arcar com os custos”, finaliza.

A Santa Casa de Jahu agradece a todos os envolvidos que solicitaram, junto ao Ministério da Saúde, a liberação para que os leitos de UTI Covid fossem habilitados.