Doe Sangue, Doe Vida. Esse é o tema da campanha promovida pela Santa Casa de Jahu, em parceria com o Hemonúcleo Regional da cidade. A iniciativa vai ser realizada na quarta-feira, 29 de abril, das 15h30 às 19h30, no Espaço Cultural da Santa Casa.

O ambiente foi pensado para garantir a segurança do doador, já que ele não terá que circular pelo hospital. O acesso ao Espaço Cultural é feito por uma entrada exclusiva, na rua Floriano Peixoto (em frente da antiga Ciretran). As coletas também serão feitas respeitando o distanciamento social e todos os procedimentos de proteção exigidos. A única recomendação é que as pessoas venham até o local utilizando máscaras.

Com a pandemia do Coronavírus (Covid-19), o número de doadores de sangue despencou e os estoques em todo Brasil estão baixos. Em Jahu, a situação não é diferente.

“A ideia de fazer a coleta na Santa Casa partiu inicialmente da vontade de funcionários do hospital que queriam colaborar nesse momento de necessidade. Assim, decidimos aproveitar a oportunidade e expandir a campanha, abrindo para o público externo interessado”, comenta a hematologista responsável pela Agência Transfusional da Santa Casa, Dra. Andiara Cantarelli Pires.

A médica explica que todo sangue utilizado na Santa Casa é coletado e distribuído pelo Hemonúcleo. “Se faltar sangue lá, vai faltar no hospital também”, reforça.

Critérios

Para ser considerado apto, o doador precisa preencher uma série de requisitos. Entre eles, está a orientação para aguardar 30 dias, antes de doar, caso apresente sintomas gripais. Confira os demais critérios:

* Nunca doar sangue em jejum (após refeições pesadas, aguardar duas horas);

* Ter idade entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados da mãe, pai ou tutor legal, ambos munidos de documento com foto)

* Ter peso acima de 50kg;

* Não ser portador de hepatite, chagas ou HIV;

* Não ter vida sexual promíscua;

* Não ter tido convulsões;

* Não ser usuário de drogas;

* Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;

* Indispensável apresentação do RG ou documento com foto;

Fonte: Hemonúcleo Regional Jahu

Campanha Doe Sangue, Doe Vida

Data: 29 de abril

Horário: 15h30 às 19h30