Santa Casa organiza aula de Coronavírus para colaboradores

O médico infectologista da Santa de Casa de Jahu e presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Dr. Daniel Márcio Elias de Oliveira, organizou uma aula sobre o Coronavírus na noite de quarta-feira, 4 de março.

A palestra teve duração estimada de duas horas e lotou o Espaço Cultural da Santa Casa. Noventa pessoas participaram, entre médicos, estudantes de enfermagem, profissionais de saúde e colaboradores do hospital.

Na aula, o infectologista abordou a forma provável de transmissão da doença, a definição de casos suspeitos, as formas de diagnóstico e tratamento, além de cuidados que devem ser tomados pelos profissionais de saúde no contato com pacientes que possam estar infectados com o Coronavírus. Daniel também comparou a Covid-2019 com outros vírus da mesma família e as respectivas taxas de mortalidade.

“Eu trouxe na aula também o fluxograma que determina como deve ser a rotina de atendimento do hospital para essa situação. São protocolos baseados nas orientações do Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde. O objetivo é que os profissionais do hospital, principalmente de setores de emergência, conheçam esse fluxo para que o atendimento seja ágil e o paciente atendido da melhor forma possível”, resume o médico da Santa Casa.