O Grupo de Humanização da Santa Casa de Jaú realizou na terça-feira, 18 de fevereiro, uma reunião para discutir a chamada Alta Responsável. Basicamente, ela é entendida como uma transferência de cuidado, pensada para que o paciente continue recebendo a atenção necessária ao deixar o hospital, seja em casa, ou na Rede Básica de Saúde. Com esse planejamento, a ideia é evitar internações prolongadas e desnecessárias.

O encontro foi feito na Sala de Reuniões da Diretoria do hospital e contou com a presença de representantes da Saúde de nove cidades da região, incluindo Jaú. Quem veio falar sobre o tema foi o articulador de Humanização do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS6), Bruno Rodrigues.

“A reunião serviu para fazer alguns alinhamentos tanto com as equipes do hospital quanto as equipes de atenção básica. Os dois lados relataram as dificuldades e buscamos encontrar um ponto de apoio entre os serviços”, explicou Rodrigues.

Bruno Rodrigues fala sobre Alta Responsável

O presidente do Grupo de Humanização da Santa Casa, Fernando Greatti, ressalta que “a troca de experiências com os municípios foi positiva para estabelecer um vínculo melhor entre eles e fortalecer a rede de saúde”.

Fernando também esclarece que os representantes das cidades presentes (Jaú, Brotas, Itaju, Barra Bonita, Mineiros do Tietê, Torrinha, Igaraçu do Tietê, Bocaina e Itapuí) comprometeram-se a fazer um levantamento dos pontos fortes e fracos e apresentar em nova reunião, marcada para março. “Todo esse esforço é para melhorar o serviço voltado ao paciente”, encerra.

Durante a reunião, Bruno Rodrigues também reforçou o aspecto de humanização presente na Alta Responsável. “O paciente, quando vem para uma instituição de saúde, não traz a doença. Ele traz a pessoa que é. Assim, precisamos saber lidar com a vida das pessoas”.