O convênio assinado entre a Santa Casa de Jahu e a Secretária de Estado da Saúde para a realização de procedimentos hemodinâmicos começa a valer a partir de sexta-feira, 7 de fevereiro. O hospital conseguiu a aprovação após participar de um Edital de Convocação Pública, no ano passado.

A partir de agora, os atendimentos de urgência já podem ser feitos, via SUS, pela Santa Casa. Na semana que vem, o hospital vai abrir o agendamento dos atendimentos eletivos, isto é, não considerados de urgência e emergência.

“Vamos dar assistência com diagnóstico e tratamento para casos de urgência encaminhados via CROSS e mais aqueles que chegam na porta do hospital, como infartados agudos. Para a lista ambulatorial (eletiva), as vagas também são reguladas pela CROSS. O paciente não vai chegar aqui e agendar. A Central de Regulação vai passar os nomes para a Santa Casa, uma pré-entrevista será feita e o procedimento será marcado. São os casos de pessoas que estão em casa aguardando uma vaga”, explicou o médico cardiologista Dr. Gustavo Buchalla, responsável pelos exames cardiológicos. Buchalla também salienta que o convênio não contempla cirurgias cardíacas.

Não é possível calcular a quantidade de pacientes que esperam por um exame hemodinâmico hoje na região. A lista é controlada pela CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde).

O convênio tem duração de 1 ano, e não pode ser prorrogado. A Santa Casa vai receber uma verba mensal estimada em R$ 159.794,33, utilizada integralmente para custeio dos procedimentos. Esse acordo faz parte do Programa Corujão da Saúde, criado para diminuir a demanda de alguns tipos de exames no estado. A parceria entre a Santa Casa e o Estado vai encurtar distâncias, já que atualmente os pacientes são enviados para Bauru ou Botucatu.

A estimativa mensal é que a Santa Casa realize, dentro do Corujão da Saúde, 44 procedimentos diagnósticos (cateterismo e arteriografia) e 24 procedimentos terapêuticos (angioplastias) nas áreas Cardíaca e Vascular.

“Já temos o setor de Hemodinâmica estruturado e funcionando há mais de dois anos. Agora, com esses atendimentos pelos SUS, esperamos ajudar a desafogar a fila de espera”, aponta dr. Gustavo Buchalla.

Ao mesmo tempo, a Santa Casa trabalha para conseguir o credenciamento definitivo e fazer os procedimentos pelo Sistema Único de Saúde de forma constante, do mesmo modo que é feito em Bauru e Botucatu.