O Grupo HumanizaSanta reuniu-se, no começo de janeiro, para a primeira reunião de 2020. No encontro, os integrantes discutiram os preparativos do Dia Mundial do Rim, comemorado em 12 de março. Em parceria com o setor de Hemodiálise, o grupo organiza atividades, como palestras e ações gratuitas à população, em uma tenda montada em frente ao hospital. Lá, haverá orientações para uma boa saúde dos rins e a verificação dos índices de glicemia e pressão arterial, fatores que, fora de controle, podem levar a doenças renais.

HumanizaSanta

O grupo de Humanização da Santa Casa de Jahu funciona desde 2014 e conta, atualmente, com 18 membros de diversos setores (Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Segurança, Educação Continuada, Serviço Social e Ouvidoria).

Os encontros são realizados uma vez ao mês. Entre os principais objetivos está a promoção de uma nova cultura de atendimento e relacionamento mais próximo entre profissionais de saúde, pacientes e familiares.

“Nossa meta é ter uma saúde que acolha o paciente e os acompanhantes, que leve em conta as necessidades de cada um. Isso é feito através da sensibilização dos colaboradores, que devem enxergar o paciente não como um número, mas com um ser humano único, criando um vínculo entre eles e um ambiente de bem-estar para todos”, explica Angélica Criscuolo, vice-presidente do grupo.