Notícias

Aids 750x430

 

 

O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, realizado anualmente em 1º de dezembro, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença que é uma das que mais mata no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil conseguiu evitar 2,5 mil mortes por AIDS entre os anos de 2014 a 2018. Nos últimos cinco anos, o número de mortes pela doença caiu 22,8%, de 12,5 mil em 2014 para 10,9 mil em 2018. Os dados são positivos, no entanto, o Ministério da Saúde acredita que 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem.

 

Santa Casa de Jahu tem o dever não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, mas também de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV (vírus humano de imunodeficiência) sofrem na sociedade por causa da doença.

 

A sigla AIDS vem do inglês Acquired immunodefiecience syndrome, que em português significa “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”.

 

O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater infecções no corpo humano.Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.

 

Como se contrai o vírus da AIDS?
A  AIDS pode ser transmitida por meio de relação sexual, contato com sangue contaminado pela transfusão ou compartilhamento de seringas, por exemplo, e da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou aleitamento. Percebe-se, portanto, que um abraço, um beijo ou um carinho, por exemplo, não são responsáveis pela transmissão do vírus. Sendo assim, não há motivos para evitar o contato com os soropositivos. Além disso, é importante frisar que o HIV não escolhe suas vítimas pelo sexo, orientação sexual ou idade.

 

Como tratar a AIDS?

O tratamento da AIDS é feito com medicamentos antirretrovirais que são fornecidos gratuitamente pelo SUS. Estes medicamentos  combatem o vírus e fortalecem o sistema imune, mas não são capazes de eliminar o vírus do organismo. Dessa forma, ainda não é possível dizer que a AIDS tem cura.   

Apesar disso, é importante seguir o tratamento da AIDS para diminuir a carga viral, aumentando o tempo e a qualidade de vida da pessoa, e também para diminuindo o risco de desenvolver as doenças relacionadas a AIDS como a Tuberculose e a Pneumonia, por exemplo.

 

Onde são realizados os testes HIV/AIDS?

Os testes para detectar o vírus HIV/AIDS são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sigilosa e gratuitamente nos Centros de Testagem e Aconselhamentos (CTA), que são unidades da rede pública. Laboratórios da rede particular também realizam estes testes.