Notícias

 

dia nacional do doador de sangue ok

 

 

O dia 25 de novembro é considerado Dia Nacional do Doador de Sangue. A Data reforça a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 3,3 milhões de pessoas são doadoras de sangue. Isso significa que 16 a cada mil pessoas doam sangue regularmente. Embora o percentual de doadores de sangue de 1,6% da população brasileira esteja dentro da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que pelo menos 1% da população seja doadora, o Ministério da Saúde trabalha constantemente para aumentar esse índice, estimulando que mais pessoas passem a ser doadores regulares, mantendo assim os estoques de sangue em níveis seguros.

 

A Santa Casa de Jahu reforça a importância da doação de sangue. Não há um substituto para o sangue e a disponibilidade é essencial em diversas situações nos hospitais, como cirurgias e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a anemia falciforme, e entre outras que, frequentemente, necessitam de transfusão sanguínea.

 

Doar sangue é salvar vidas! O ato traz benefícios para todos: hospitais, pacientes e sociedade, além de dar mais segurança ao cidadão que, a qualquer momento, pode necessitar do procedimento transfusional. E quem não pode doar, também pode dar sua contribuição, conscientizando outras pessoas sobre a importância e necessidade desse grande gesto. 

 

Os requisitos para doação de sangue são:

- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos);
- Pesar mais de 50 kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa duas horas antes da doação);
- Portar documento oficial com foto (obrigatório);

 

Você quer doar sangue? 
Bastar ir até o Hemonúcleo Regional de Jaú, localizado na rua Dona Silvéria, 150