DSC 0023 ok

Treinamento foi realizado para enfermeiros e agentes comunitários de saúde

A Santa Casa de Jahu em parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Saúde, promoveu nos dias 10 e 11 de Outubro treinamento para enfermeiros e agentes comunitários de saúde com o tema “Combate ao Acidente Vascular (AVC)”. As palestras foram ministradas no Espaço Cultural da Santa Casa pelo Neurologista Clínico da Santa Casa de Jahu, Dr. Jonas Bernardes de Lima Filho e a enfermeira Karla Trevisan do Laboratório Boehringer Ingelheim.

Foram abordados fatores de risco e emergência que demandam um precoce reconhecimento dos sinais de um AVC, com enfoque na importância de uma equipe dedicada ao pronto atendimento dos pacientes. O AVC é uma doença de instalação súbita, e mata milhares de pacientes por ano no Brasil. Destaca-se por ter liderado o ranking de causa mortis no país até 2012, ocupando hoje a segunda posição entre as causas de óbitos dos brasileiros. As doenças coronarianas são responsáveis pela morte de 17,5 milhões de pessoas por ano.

Dores no peito, irradiando para o braço esquerdo, costas e 4º molar, são indícios para o reconhecimento de um enfarto, enquanto que fortes dores de cabeça, dormência de membros, dificuldades na fala, falta de coordenação motora e confusão mental, podem sinalizar um AVC. Procurar imediatamente um serviço médico especializado é primordial para a sobrevivência e recuperação do paciente.

DSC 0007 ok