SARAMPO SINTOMAS

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo começou na segunda-feira (07/10) em todos os postos de saúde do País. Dois grupos de pessoas estão no alvo da nova campanha. O primeiro grupo é formado por crianças de 6 meses até menores de 05 anos, e a vacinação vai até o dia 25 de outubro, com o Dia D no dia 19 de Outubro. O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro.

A Santa Casa de Jahu com o seu compromisso com a saúde, reforça a importância da vacinação contra o sarampo nas suas dependências e para população. O médico infectologista responsável  da Santa Casa de Jahu, Dr. Daniel Marcio Elias de Oliveira reforça a importância da vacinação:  “A única forma de evitar o sarampo é através da vacinação. E extremamente importante a vacina para todas as idades”.

O que é o Sarampo?
O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância.
A doença começa com febre, manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo, sintomas respiratórios e oculares.

Como o sarampo é trasmitido?

A transmissão ocorre no contato de pessoa para pessoa e pela propagação no ar. O individuo que tem o sarampo pode começar a transmitir a doença cerca de cinco dias antes de aparecerem as manhas na pele. Além disso, ela continua transmitindo o vírus quatro dias depois que as erupções desaparecem.

Tratamento?

Não existe tratamento específico para o sarampo. È necessário que o paciente faça repouso e beba bastante líquido para evitar a desidratação. Como é uma virose, o tratamento é de suporte e tem apenas o objetivo de melhorar o conforto do paciente.

Vacinação é um gesto de amor e proteção!

Dr Daniel Marcio Elias de Oliveira Infectologista