Rotary Nova Zelandia 001

Membros do Rotary Clube da Nova Zelândia visitaram a Santa Casa de Jahu na quarta feira (17/04) com objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pelo hospital na região. O convite foi feito por membros do Rotary local, que recepcionaram os neozelandeses através de intercâmbio. Os convidados, alguns ligados a área da saúde, foram recebidos pela diretoria e colaboradores da Santa Casa, e conversaram sobre um projeto desenvolvido pelo hospital em parceria com o Rotary Clube Jahu Centro, na busca de doações para novas máquinas para o Centro de Hemodiálise.

O médico nefrologista da Santa Casa, Dr. Marcos Colombo Barnese, apresentou a estrutura de diálise e o atendimento que o hospital oferece para os pacientes renais crônicos. Questionado pelo grupo, o vice provedor Antonio Luiz Cremasco esclareceu que o atendimento é estendido a 11 cidades, além de Jaú, com população estimada em cerca de 400 mil pessoas. Cremasco parabenizou os visitantes pelo alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Nova Zelândia (0,917), que coloca o país em 16º no ranking mundial, sendo que o Brasil figura na posição 79, com apenas 0,759, lembrando que esse grau mostra o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos neozelandeses, onde o país apresenta elevado grau de industrialização através do seu Produto Interno Bruro (PIB). Lembrou ainda que a Noruega é a primeira colocada em IDH.

De acordo com os membros presentes, todos os Rotarianos do mundo contribuem com a Fundação Rotária. É através de parcerias entre os clubes que ocorre o fomento de projetos nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e assistência social.

Os neozelandeses aproveitaram para conhecer o Centro de Hemodiálise e a UTI e se declararam satisfeitos com a recepção. O engenheiro e tecnólogo Bob Allison, que coordenou a equipe visitante, agradeceu aos diretores e colaboradores da Santa Casa pela oportunidade de conhecer e interagir com pessoas da instituição. Representadas neste encontro a classe rotariana do clube Jahu Centro por Maurício Tamura Aranha, Murilo Pelizon e Vera Lotto. Do Rotary Jahu Norte, Luiz Carlos Campos Prado Júnior, ainda Shiro Pazian, do Rotary Terra Roxa.

Rotary Nova Zelandia 002