Notícias

Card Publieditorial DezembroVermelho 600x340px

 

 

O dia mundial da Luta contra a Aids, é comemorado no dia 1º de dezembro, mas depois de ser aprovado um projeto de lei, o Brasil passou a dedicar todo o mês a atividades direcionadas à doença.

 

O Dezembro vermelho entrou em vigor neste ano e já podemos ver diversas campanhas de incentivo à luta e prevenção da doença. A AIDS, (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), é uma doença do sistema imunológico humano resultante da infecção pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).

 

A AIDS se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico do corpo, com o organismo mais vunerável ao aparecimento de doenças oportunistas que vão de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado com a presença do vírus HIV no organismo.

 

A transmissão do HIV (Aids), ocorre por meio do sangue, sêmen, secreções vaginais e leite materno. A AIDS ainda não tem cura e nenhuma vacina de prevenção ou contra ela, apenas tratamento. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, ainda assim, podem transmitir o vírus a outras pessoas.

 

Desta forma, recomenda-se uso de preservativo durante a relação sexual, usar seringas e agulhas descartáveis, realizar teste prévio no sangue a ser transfundido e usar luvas quando estiver manipulando feridas ou líquidos potencialmente contaminados. As gestantes devem fazer o teste de aids e começar o pré-natal o mais cedo possível.

 

Proteja-se e viva com saúde!