morte encefalica doacao de orgaos

No mês de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Sabendo da importância do tema a Santa Casa de Jahu com o apoio do SESI, IEP e Humana Alimentar, deverá realizar um evento no dia 15 de setembro das 8h as 16h em frente ao hospital. O objetivo é incentivar e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos.

Na ocasião, a CIHT (Comissão Intra-Hospitalar de Transplante) da Santa Casa de Jahu estará no local para tirar dúvidas e explicar para a população sobre como é o processo de doação e também será realizado aferição de pressão arterial e glicemia.

Apenas a família pode autorizar a doação de órgãos

O número de transplante no Brasil vem aumentando a cada ano, mas o principal obstáculo para a efetivação da doação ainda é a recusa familiar - 44% das famílias não aceitam doar os órgãos dos parentes.

Para ser doador de órgãos, não é necessário nenhum documento escrito, tudo o que é preciso é a manifestação do desejo aos familiares. São os parentes do possível doador que irão consentir ou não a doação de órgãos. Por esse motivo é tão importante falar com os parentes sobre o assunto e os informar corretamente sobre o tema.

A CIHT da Santa Casa é composta por uma equipe multiprofissional com currículo de vários cursos e treinamentos da área, sendo um médico, cinco enfermeiros e seis técnicos de enfermagem; tem por finalidade organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) e tecidos (córnea, pele, ossos, válvula cardíaca e cartilagem) para transplantes.

Por isso, comunique sua família sobre o desejo de doar órgãos e ajude a salvar vidas!