vales

“Tempo é dinheiro”, diz a famosa frase de Benjamin Franklin. Em tempos de crise, em que a criatividade é colocada à prova para buscar soluções para economizar, a Santa Casa de Jahu tem adotado medidas interessantes e que servem de exemplo. A técnica de nutrição Siomara Aparecida Rodrigues observando ir para o lixo os papéis dos vales lanches para os pacientes da hemodiálise sugeriu uma mudança nesse sistema, o que gerou economia de dinheiro para a Santa Casa e de seu tempo de trabalho, já que 1700 vales por mês eram feitos para a troca de lanches dos pacientes e descartados.

Para datar todos os vales que são entregues de segunda a sábado aos pacientes, Siomara conta que levava muito tempo e conciliava essa tarefa com seus afazeres na cozinha da Santa Casa. Os tíquetes eram entregues aos pacientes que trocam por lanches na lanchonete do hospital e depois perdiam a serventia, ou seja, eram amassados e jogados no lixo. A Santa Casa tinha um gasto anual na confecção do material gráfico dos vales.

Agora os blocos de papéis deram lugar para os vales coloridos e plastificados. Da cor Amarela são válidos para as segundas, quartas e sextas e os da cor verde para as terças, quintas e sábados. Todos são em uma pequena caixa e depois recolhidos para nova distribuição. “Agora ficou simples. O meu serviço é só trocar os vales e levar da lanchonete de volta para o setor de hemodiálise, onde serão distribuídos novamente. Não perco mais tempo colocando datas nos papéis, a Santa Casa economiza na parte de confecção dos vales e não produz poluição de papéis ao Meio Ambiente”, disse Siomara. Que seu exemplo de economia seja seguido também por outros setores do hospital.

Se você colaborador tem uma ideia inovadora, a Mesa Diretora está à disposição para ajudar no que for preciso. Leve sua iniciativa à direção do hospital e ajude a Santa Casa.