curso cirurgico 01

Foi realizado no Espaço Cultural da Santa Casa de Jahu curso de Atualidades de Procedimentos Cirúrgicos para Enfermagem. Além de enfermeiros do Centro Cirúrgico, também participaram colaboradores de outros setores do hospital. As aulas foram ministradas pelos médicos Dr. Osvaldo Franceschi Júnior, gastrocirurgião e intensivista da UTI e Dr. Otaviano Felício, coloproctologista.

curso cirurgico 02

Ambos abordaram os avanços tecnológicos dos procedimentos nos últimos anos. Dr. Osvaldo destacou o uso da robótica e que a Santa Casa está preparada para o futuro, mostrou instrumentos usados em diversas cirurgias no dia a dia do hospital e tirou todas as dúvidas. Já o Dr. Otaviano abordou os métodos recentes da colonoscopia e endoscopia, também com apresentação de instrumentos e aparelhos usados nos procedimentos. Essa é mais uma capacitação aos enfermeiros e demais colaboradores organizada pelo setor de Educação Permanente, com apoio da coordenação de enfermagem e do Centro Cirúrgico do hospital.

curso cirurgico 03