A Santa Casa de Jahu está desenvolvendo um protocolo de cuidados após a alta hospitalar, denominado de Alta Responsável, que visa atender Portaria do Ministério da Saúde, que institui a Política Nacional de Atenção Hospitalar, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e para isso conta com a colaboração da DRS VI e dos representantes da área de saúde das 12 cidades (Jaú e mais 11 da região) atendidas pela filantrópica.

Representantes das 12 cidades atendidas pela Santa Casa de Jahu participaram de reunião, no Espaço Cultural da Santa Casa, em que o protocolo foi apresentando, assim como a sua importância de manter os cuidados necessários após a alta hospitalar, de modo que o paciente não necessite voltar ao hospital para qualquer tipo de atendimento. Nesta concepção, os municípios devem montar uma rede de atendimento que supra as necessidades dos pacientes que obtiveram a alta hospitalar. Para isso, devem receber todas as informações do histórico do atendimento e do tratamento realizado. Segundo a coordenação de enfermagem, tudo deve estar em consonância entre hospital e as Secretariais de saúde. “Estamos montando um protocolo que seja o mais simples possível, que contenha todas as informações necessárias para que este tipo de paciente seja bem cuidado no seu município de origem após a alta hospitalar”, ressaltou Regiane Laborda, coordenadora de Enfermagem da Santa Casa.

O hospital vem trabalhando este tema junto a DRS VI e a expectativa é que a partir de meados de junho o protocolo de alta responsável já esteja implantado, atendendo a pacientes hipertensos, diabéticos, gestantes e puérperas de alto risco e RN de alto risco/vulneráveis.

A Alta Responsável trata da transferência do cuidado pós alta, garantindo ao paciente a continuidade do tratamento mesmo depois de deixar os cuidados médicos do hospital. Para que isso ocorra, é necessário o envolvimento de todos os municípios para que o processo seja efetivamente finalizado com sucesso. “O objetivo almejado é garantir a continuidade do cuidado humanizado, diminuir ou contribuir para evitar a reospitalização”, completou Regiane. A reunião também contou com a presença das representantes do DRS VI, Cleise Mei de Souza e Rosângela Alonso.