Notícias

 

Palestras e evento aberto para a população marcaram as atividades do Dia Mundial da Saúde realizadas pela Santa Casa de Jahu, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Foram selecionadas quatro datas para os eventos. As palestras aconteceram no Espaço Cultural da Santa Casa nos dias 5, 6 e 7, no período noturno, com boa presença de público, formado por estudantes de cursos na área de saúde, funcionários públicos municipais e colaboradores da Santa Casa. Temas pertinentes foram apresentados, como Diabetes, pela médica endocrinologista Denise M. Rodrigues e Almeida Prado e a nutricionista da Santa Casa Lisiane Aguiar Scheeren; sobre doenças do momento, que estão assustando a população em geral, dengue, chikungunya e zika, além da gripe H1N1, foram apresentadas em palestras pelas médicas Dra. Brígida Reis e a Dra. Maria de Lourdes da Graça Macoris. Encerrando o ciclo de palestas, o tema humanização foi abordado por pela Dra. Maria Irene Bachega.

No sábado, dia 09, na Praça do Jardim de Baixo, um mutirão da saúde foi montado com a participação dos alunos do curso de técnico de Enfermagem do IEP, nutricionistas da Santa Casa e alunos do curso de educação física da Fundação. Foram feitos no local cerca de 600 atendimentos, como aferição de pressão arterial, testes HGT (índice de glicemia) e IMC (índice de massa corporal), que serve para avaliar o peso do indivíduo em relação à sua altura e assim indicar se está dentro do peso ideal, acima ou abaixo do peso desejado. Também foram passadas dicas sobre hábitos saudáveis de vida – alimentação e atividade física regular.

Foram feitos 385 atendimentos de Pressão Arterial, 216 testes de HGT e 300 atendimentos de IMC. A Santa Casa e Secretaria de Saúde, organizadoras do evento, agradecem os esforços de todos que viabilizam o evento, assim como os participantes.