Informações importantes sobre prevenção das doenças renais crônicas foram passadas para mais de 600 crianças em Jaú por profissionais da Santa Casa, em evento alusivo ao Dia Mundial do Rim. Por iniciativa do Grupo de Humanização HumanizaSanta e da equipe Multidisciplinar do Setor de Hemodiálise do Hospital foram realizadas na última quarta, dia 09, duas palestras na escola “Isa Rosa Meireles Name”, localizada no CIDE “Prefeito Waldemar Bauab” e no período da manhã, do dia 10, o evento transcorreu na Escola NIE. Na avaliação dos profissionais da Santa Casa, os encontros foram proveitosos, já que as crianças se mostraram interessadas pelo tema e conseguiram entender a importância de praticar hábitos saudáveis para o bom funcionamento dos rins.

Alimentação com pouco sódio, pobre em gorduras e quantidade moderada de carboidratos, exercícios físicos regulares, diminuição na ingestão de alimentos embutidos, refrigerantes e guloseimas industrializadas, além do consumo de muita água foram dicas passadas pelas nutricionistas Miriam Roberta Zuliani e Natália Mariele C. Santili. O médico pediatra nefroligista, Dr. Newton Flávio Tasso Sanfelice abordou sobre os principais doenças que podem prejudicar o funcionamento dos rins como diabetes, hipertensão arterial sistêmica, cálculos renais, infecções urinarias, glomerulopatias e doenças renais hereditárias, além do uso abusivo de alguns fármacos, por exemplo, anti-inflamatórios. Frisou também sobre a importância da consulta médica periódica. “Quando sentimos falta de apetite, cansaço, palidez, inchaços nas pernas, aumento da pressão é sinal que algo não vai bem com nossos rins. Aí é importante procurar o médico e fazer exames”, afirmou. Na apresentação foi mostrado um vídeo educativo que descreveu as principais doenças dos rins. Ao final, as crianças fizeram perguntas ao médico em que todas as dúvidas sobre o tema foram esclarecidas. A Santa Casa de Jahu dispõe de um Centro de Diálise, com 30 máquinas, que atende mensalmente cerca de 140 pacientes, sendo 90% via SUS, totalizando 1.500 sessões.