A Santa Casa de Jahu passou a contar com equipamento de ponta para a realização de exame de broncoscopia. O primeiro procedimento foi realizado no último dia 2, na UTI.

A endoscopia respiratória, muito conhecida pelo nome “broncoscopia” é um exame que permite a visualização das vias aéreas (fossas nasais, nasofaringe, laringe, traqueia e brônquios) com ajuda de um instrumento chamado broncoscópio, auxiliando no diagnóstico preciso de eventuais alterações na anatomia e de diversas doenças das vias respiratórias.

O novo broncoscópio adquirido pela Santa Casa de Jahu conta com tecnologia de ponta, possui excelente qualidade e é somente encontrado nos melhores hospitais do Brasil. O seu uso permite à equipe médica melhor visualização das lesões, além de diminuir o tempo do procedimento, beneficiando o paciente. A Santa Casa investiu recursos próprios de R$ 70 mil na compra deste equipamento.

Para o médico cirurgião torácico, Dr. Jair dos Santos Júnior, responsável pelo primeiro procedimento no novo aparelho, a imagem ampliada em tela de LCD do equipamento facilita o rápido diagnóstico e permite que toda equipe visualize o que está sendo realizado. “Essa é a grande diferença em relação ao equipamento convencional, em que somente o médico, com visão indireta e limitada, conseguia visualizar a lesão. Agora, com essa nova tecnologia adquirida, em que o exame se passa em vídeo, nosso trabalho fica facilitado e sem judiar do paciente”, explicou Dr. Jair.

O novo broncoscópio foi usado em uma paciente de 36 anos, internada na UTI, com quadro de insuficiência respiratória após a intubação endotraqueal. O exame apontou que ela apresentava lesões nas pregas vocais e laringe. A paciente já deixou a UTI, porém segue internada em tratamento no hospital.