Somente com o funcionamento de duas salas para procedimentos de urgência e emergência, o Centro Cirúrgico da Santa Casa de Jahu está passando por readequações e ganhará uma nova sala. Em comum acordo com a Diretoria, as equipes médica e de enfermagem paralisaram suas atividades para que o Centro Cirúrgico receba os devidos reparos. Funcionários do setor de obras estão trabalhando em ritmo intenso, pois a rotina de procedimentos será retomada na primeira semana de janeiro.

centrocir 1
A novidade é que o Centro Cirúrgico terá uma nova sala para procedimentos ambulatoriais de diversas especialidades. Para isso, uma das entradas está sendo readaptada e será de uso exclusivo deste ambulatório. Outro o local que passa por modificações é o de pré-cirurgia infantil.
A recepção do Centro Cirúrgico ganhará uma nova sala, com nova porta, ar-condicionado e um monitor de TV em que os acompanhantes ficarão sabendo informações dos pacientes em tempo real. “Haverá um sistema que permitirá ser mostrado na recepção a situação dos pacientes enquanto estiverem dentro do Centro Cirúrgico”, afirma a Gerência de Controladoria do hospital.
Reparos na parte elétrica e hidráulica e nova pintura estão sendo providenciados nas salas de procedimentos, pós-operatório e no corredor central. Em paralelo, alguns equipamentos passam por reparos no setor de tecnologia clínica. Após reforma será feita uma limpeza geral para a volta das atividades no local.
O Centro Cirúrgico da Santa Casa tem média mensal de 700 procedimentos por mês, sendo metade (52%) em pacientes do Sistema Único de Saúde.