reforma lito

O Setor de Litotripsia da Santa Casa de Jaú atende média de 51 pacientes por mês, entre os quais 45 pelo SUS, que procuram consultas médicas e procedimentos. Neste mês novembro, o setor está fechado devido a reforma de toda a sua infraestrutura para o recebimento de um novo equipamento de litotripsia extracorpórea. Com recursos próprios, a Santa Casa adquiriu um moderno equipamento para este procedimento muito comum em pacientes que sofrem com cólica renal. O Sistema Lithostar Modulares, conjunto de equipamentos para a Litotripsia Extracorpórea, conta com Modulares Variostar – terapia por ondas de choque, mesa modular, arco cirúrgico e o ultrassom Acusom X-300. A Santa Casa de Jahu investiu aproximadamente R$ 1 milhão na compra deste moderno equipamento, que torna mais eficaz o tratamento, trazendo conforto ao paciente.

Embora a linha de tratamento seja basicamente a mesma, o médico urologista Dr. Zezito, (José Prado Rocchi Filho) coordenador do Setor de Litotripsia da Santa Casa, ressalta que este equipamento é “considerado um dos melhores do mundo. Faz a fragmentação dos cálculos através de ondas eletromagnéticas com efetividade maior em relação ao antigo aparelho”. Dr. Zezito salienta que o tratamento é realizado de maneira ambulatorial, com uso de analgésico intramuscular, com duração de cerca de 30 a 45 minutos, dependendo do tamanho do cálculo. Na maioria dos casos não requer internação hospitalar e há uma volta precoce dos pacientes ao trabalho.

Este tipo de tratamento não é indicado a alguns tipos de pacientes, como por exemplo, gravidez e distúrbios de coagulação. Também é contra indicado a realização do tratamento quando há quadros de infecção urinária associada, devendo essa ser tratada previamente.

reforma lito2

Para receber o novo equipamento, todo o setor de litotripsia da Santa Casa está passando por reforma de ampliação de suas instalações. Estão sendo feitas 6 novas salas e quatro banheiros. O setor contará com recepção com sala de espera, consultório, sala de preparo de medicamentos, sala de exame e a sala de comando. De acordo com a Gerência Administrativa, a reforma no setor se fez necessária para adaptar as salas ao novo equipamento, com construção de estrutura para o manuseio com segurança aos médicos, funcionários e também pacientes. As adaptações visam também oferecer melhor comodidade a todos que necessitam dos serviços da litotripsia.
Importante lembrar ainda, que a Santa Casa hospital dispõe também de outras modalidades para tratamento da calculose urinária, na área de Endourologia, como cirurgia percutânea, utereroscopia semi rígida e flexível a laser.

Santa Casa de Jahu

O Setor de Litotripsia da Santa Casa de Jaú atende média de 51 pacientes por mês, entre os quais 45 pelo SUS, que procuram consultas médicas e procedimentos. Neste mês novembro, o setor está fechado devido a reforma de toda a sua infraestrutura para o recebimento de um novo equipamento de litotripsia extracorpórea. Com recursos próprios, a Santa Casa adquiriu um moderno equipamento para este procedimento muito comum em pacientes que sofrem com cólica renal. O Sistema Lithostar Modulares, conjunto de equipamentos para a Litotripsia Extracorpórea, conta com Modulares Variostar – terapia por ondas de choque, mesa modular, arco cirúrgico e o ultrassom Acusom X-300. A Santa Casa de Jahu investiu aproximadamente R$ 1 milhão na compra deste moderno equipamento, que torna mais eficaz o tratamento, trazendo conforto ao paciente.

Embora a linha de tratamento seja basicamente a mesma, o médico urologista Dr. Zezito, (José Roque Filho) coordenador do Setor de Litotripsia da Santa Casa, ressalta que este equipamento é “considerado um dos melhores do mundo. Faz a fragmentação dos cálculos através de ondas eletromagnéticas com efetividade maior em relação ao antigo aparelho”. Dr. Zezito salienta que o tratamento é realizado de maneira ambulatorial, com uso de analgésico intramuscular, com duração de cerca de 30 a 45 minutos, dependendo do tamanho do cálculo. Na maioria dos casos não requer internação hospitalar e há uma volta precoce dos pacientes ao trabalho.

Santa Casa de Jahu