Curso de Propedêutica finalizado aprimorou conhecimentos de atendimento ao paciente

curso 1

Terminou no final do mês de setembro o Curso de Propedêutica da Santa Casa de Jahu, a iniciativa e realização foi do Núcleo de Educação Permanente da filantrópica. Participaram 26 enfermeiros da instituição, divididos em três grupos (turnos: manhã, tarde e noite) com carga horária de 17 horas e 30 minutos. O termo propedêutica tem como significado a introdução de ensinamentos sobre um assunto ou disciplina. O curso teve grande repercussão, pois foi considerado muito proveitoso para os enfermeiros participantes; na análise dos organizadores, foi uma grande oportunidade de oferecer maior capacitação aos profissionais da enfermagem.

As aulas práticas e teóricas discorreram sobre exames físico geral, respiratório, com interpretação de raio x, abdominal, cardiovascular, neurológico e tegumentar. “Fizemos a experiência em que um aluno examinava o outro e, posteriormente, os exames foram realizados nos próprios pacientes, movimentando todo o hospital”, explicou a Dra. Brígida Reis, coordenadora do curso, que agradece a fundamental colaboração dos médicos do Corpo Clínico da Santa Casa, responsáveis pela indicação de pacientes a serem examinados.

O Núcleo de Educação Permanente destaca que o objetivo do curso foi o de aprimorar os conhecimentos adquiridos na faculdade, para que o profissional de enfermagem da Santa Casa realize a sistematização de assistência, com visão mais crítica, o que possibilita antecipar possíveis complicações inerentes a patologia dos pacientes. “É um grande investimento da Santa Casa de Jahu na capacitação de nosso quadro de enfermeiros”, completou a Dra. Brígida. É o que também afirma a enfermeira supervisora da equipe da UTI, Maria Amélia Gasparotto Cremasco, participante do curso: “foi enriquecedor, grande investimento do hospital e isso faz a diferença para o atendimento humanizado e de qualidade”, disse.

Para o médico cirurgião torácico, Dr. Jair dos Santos Júnior, os conhecimentos aprimorados no Curso de Propedêutica aumentam na eficácia do tratamento aos clientes da Santa Casa, “como a enfermagem fica a maior parte do tempo com os pacientes, os profissionais têm um papel importante no diagnóstico e tratamento. Portanto, o curso foi fundamental para esta capacitação, fortalecendo também nosso trabalho em equipe”, destacou.

O Núcleo de Educação Permanente informa que recebeu vários pedidos, inclusive de profissionais de outras instituições, para novamente realizar o curso e até já existe uma fila de espera de enfermeiros. O curso de Propedêutica volta em 2016.