Febre Amarela: FIQUE ATENTO!

Na cidade de Jaú, nenhum caso de febre amarela foi confirmado até hoje, porém, houve um aumento considerável na procura pela vacina depois de surgir novos casos registrados e anunciados pelos meios de comunicação. Antes de ir a uma unidade básica de saúde tomar a vacina, o paciente deve conferir se suas vacinas estão em dia na carteira de vacinação. A vacina é válida por 10 anos, ou seja, quem já tomou nesse período, não precisa tomar novamente.

O que é?

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela presente na América do Sul e na África.

Sintomas

- febre

- dor de cabeça

- calafrios

- náuseas

- vômito

- dores no corpo

- icterícia (quando a pele e os olhos ficam amarelos)

- hemorragias (gengivas, nariz, estômago, intestino e urina)

Tratamento da doença

Não existe nada específico. O tratamento é apenas sintomático. O paciente deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e perdas sanguíneas, quando indicado. Nos casos graves, deve procurar um médico, pois essa doença pode matar.

Prevenção

A única forma de prevenir a doença é através da vacinação. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Se o paciente for viajar, ela deve ser aplicada, pelo menos, 10 dias antes da viagem para o local de risco de transmissão da doença. É válida por 10 anos. Crianças a partir de 9 meses de idade já podem ser vacinadas. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.

Onde tomar a vacina?

O paciente deve procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência.

Casos da doença

A febre amarela é transmitida tradicionalmente na região amazônica, contudo, a doença vem avançando pelo país e apresentou casos em diversos estados como Minas Gerais e Espírito Santo.