Nova turma de estudantes de medicina inicia atividades na Santa Casa de Jahu
A 2ª turma de internato do hospital compõe mais de 100 alunos dos cursos de medicina da Unoeste (Jaú) e Funepe (Penápolis).

Mais de 100 alunos dos cursos de medicina da Funepe e Unoeste iniciaram, esta semana, o internato na Santa Casa de Jahu. O acolhimento aos novos internos ocorreu nesta segunda-feira (06/02), com a integração da turma formada por 108 estudantes que estão nos 9º e 10º períodos da graduação. Os alunos foram divididos em equipes e passarão, ao longo de dois anos, por diversas áreas de assistência médica no hospital. Ao todo, quase 200 estudantes estarão nas turmas de Internato do hospital em 2023.

O Internato corresponde ao período dos últimos anos do curso de graduação em Medicina, nos quais o aluno tem um estágio curricular obrigatório de formação em serviço, seguindo as áreas básicas: Saúde da Mulher (Ginecologia e Obstetrícia), Saúde da Criança e Adolescente, Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Urgência e Emergência.

Ao cumprimentar os novos internos, a gerente administrativa do hospital, Scila Carretero, motivou os acadêmicos a se envolverem com esse novo momento. “Está na mão de vocês obterem o melhor para seus estudos e carreira. Entreguem-se e aproveitem o internato”.

Durante o evento de acolhimento dos estudantes, eles receberam orientações sobre as normas básicas do hospital, como funcionamento do sistema de prontuários, prevenção de acidentes e precauções para o controle de infecções hospitalares, entre outros protocolos.

O provedor da Santa Casa, Alcides Bernardi Junior, destacou a importância desse momento: “Entre os vários projetos que estamos desenvolvendo, o Programa de Internato Médico chega a sua segunda turma. Já temos um Programa de Residência bem consolidado e nossa atuação junto aos alunos de graduação demonstra o potencial da Santa Casa de Jahu dentro do contexto de ensino”.

A Santa Casa de Jahu é referência em média e alta complexidade para 12 cidades, em um total de aproximadamente 360 mil habitantes. Em 2022 foram mais de 315 mil atendimentos gratuitos via SUS somente nas principais especialidades atendidas no hospital.