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Prontuário afetivo utilizado no Pronto-Socorro da Santa Casa de Jahu ajuda a resgatar subjetividades dos pacientes

 

Música preferida, comida que mais gosta, filme predileto. São muitas as informações que definem quem é a pessoa por trás do paciente. Esses detalhes constroem o prontuário afetivo dos internados na Santa Casa de Jahu, já utilizado em vários setores e em expansão para outros.

 

“Um gesto simples que traz um grande impacto no dia a dia, possibilita um atendimento único e personalizado enquanto o paciente aguarda o tempo necessário para consultas ou exames do hospital”, completa o Provedor Alcides Bernardi Junior.

 

A ideia é ir além do prontuário convencional, que foca em questões técnicas da saúde do paciente, como alergias e medicamentos, horários das refeições, etc.. 

O prontuário afetivo também apresenta para a equipe quem é esse paciente, como é a vida dele fora do hospital. “É importante para a equipe, que sente a influência no tratamento do paciente, para a família, que se sente mais tranquila sabendo do atendimento que seu próximo está recebendo; e também para o paciente, que se sente mais acolhido”, diz Regiane Laborda, coordenadora de enfermagem do hospital.

 

O intuito principal do preenchimento dos prontuários consiste em promover a humanização do atendimento ao paciente internado, além de melhorar a relação médico-paciente, cuidando não apenas do físico, mas também da esfera emocional do paciente.