Com ações, Santa Casa de Jahu celebra Setembro Laranja

A Santa Casa de Jahu promoveu uma série de ações educativas voltadas para a segurança do paciente. As atividades fazem parte da programação do ‘Setembro Laranja’, mês dedicado ao tema mundialmente. Focado nas seis metas internacionais, o tema foi trabalhado com o objetivo de gerar maior conscientização da comunidade hospitalar para o alcance de uma assistência segura e livre de danos.

Um quarto foi especialmente preparado para que as equipes dos mais variados setores do hospital pudessem apontar a localização de itens imprescindíveis à segurança do paciente. Dessa forma o hospital continua a oferecer assistência em um ambiente cada vez mais seguro para pacientes e profissionais de saúde.

Objetivos e metas
O Dia Mundial da Segurança do Paciente foi definido em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os objetivos do dia são melhorar a compreensão global da segurança do paciente, aumentar o engajamento público na segurança da saúde e promover ações globais para prevenir e reduzir os danos evitáveis na atenção e assistência à saúde.

A OMS, em parceria com a Joint Commission International (JCI), estabeleceu seis metas de segurança do paciente: Identificar o paciente corretamente; melhorar a eficácia da comunicação; melhorar a segurança dos medicamentos de alta vigilância; assegurar cirurgias com local de intervenção correto; procedimento correto e paciente correto; reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde; reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas e lesão por pressão (LPP).