Santa Casa de Jahu promove ações em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

A Santa Casa de Jahu promoveu uma série de ações através da equipe de Humanização do hospital em alusão ao Setembro Amarelo, mês que é repleto de ações com o objetivo de despertar a população para a prevenção do suicídio, mal que atualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) mata mais que a AIDS e a maioria dos tipos de câncer.

Os Remédicos do Riso participaram da ação, levando música, afeto e bom humor por onde passaram. Com o tema “Uma atitude salva uma vida” houve distribuição de material educativo em diversos setores no hospital, para colaboradores e pacientes, juntamente com sementes de girassol.

A flor foi escolhida pois todas as manhãs o girassol parte em busca do sol, seguindo a luminosidade insistentemente, porque precisa dela para crescer e florescer. Mesmo quando o sol está escondido entre as nuvens, a flor gira persistente, apesar da dificuldade, em direção à luz.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o país com maior percentual de depressão na América Latina, chegando a 5,8% da população, o que corresponde a 12 milhões de brasileiros. A taxa é maior do que o valor global, que é de 4,4%.

Igualmente maior do que em outros países, a taxa de suicídio entre adolescentes de 10 a 19 anos aumentou 24% de 2006 a 2015. A cada 46 minutos alguém tira a própria vida no Brasil.