Campanha de doação de sangue da Santa Casa de Jahu é sucesso

Na última terça-feira (13/09), foi realizada no Espaço Cultural da Santa Casa, a campanha de doação de sangue, promovida em parceria com o Hemonúcleo de Jaú, do Hospital Amaral Carvalho.

A campanha recebeu 51 doadores somente durante as três horas de duração da ação, além disso, a equipe da Santa Casa seguiu trabalhando na conscientização dos participantes sobre a importância de doar sangue regularmente e também sobre as doenças que tem necessidade do uso dessas doações.

A iniciativa é necessária para manter o estoque de sangue do Hospital utilizado no pronto-socorro, cirurgias de emergência e eletivas. Não existe nada que substitua o sangue.

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, porque a recuperação é imediata após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml de sangue.

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.