CIHT da Santa Casa de Jahu conquista prêmio do Sistema Estadual de Transplantes de São Paulo.

A Central Estadual de Transplantes, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, realizou na sexta-feira (02/09) o “II Encontro Estadual das Comissões Intra-hospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo”.

As Comissões Intra-hospitalares de Transplantes tem papel essencial na viabilização e cuidado dos doadores de órgão para transplantes. O evento homenageou as instituições de saúde que foram destaque no último ano e a Santa Casa de Jahu recebeu o prêmio “Efetivação das Notificações”.

O principal objetivo do evento foi promover a integração e a atualização do conhecimento técnico-científico de gestores de saúde, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais ligados que atuam nas CIHT (Comissões Intra-hospitalares de Doação e Transplantes) no Estado de São Paulo.

O provedor da Santa Casa de Jahu, Alcides Bernardi Júnior comentou a premiação recebida pelo hospital: “o prêmio é motivo de grande satisfação e o reconhecimento é de todos os colaboradores da Santa Casa. Sem o trabalho deles não seria possível conquistar esse destaque, que envolve a competência da equipe técnica e o comprometimento dos familiares que se propõem à doação de órgãos”.

Criado em 1997, o Sistema Estadual de Transplantes do Estado de São Paulo está organizado para localizar e notificar órgãos para doação, selecionado os pacientes receptores.

Desde o credenciamento da Santa Casa de Jahu no Sistema Nacional de Transplantes para captação de órgãos e tecidos em 2007, o hospital já realizou 855 procedimentos.

A Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da Santa Casa de Jahu (CIHT), especializada em procedimentos de captação de múltiplos órgãos é composta por equipe de multiprofissionais que organiza, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitam o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Para ser doador, no Brasil, não é necessário deixar nada por escrito ou em documentos, basta conversar com sua família sobre o desejo de ser doador. A doação de órgãos só acontecerá após a autorização da família. A Santa Casa de Jahu mantém 24 horas uma equipe para que seja feita a captação de órgãos.