Semanalmente, internos dos curso de Medicina da Unoeste (Jaú) e Funepe (Penápolis) que fazem parte da 1.ª Turma de Internato do hospital, passam por palestras e troca de conhecimento na Santa Casa de Jahu.

O programa de aulas e palestras oferece ao aluno a oportunidade de vivenciar os processos de promoção, prevenção e recuperação da saúde dos pacientes.

A programação dos conteúdos é preparada pelos médicos preceptores responsáveis por cada área da especialidade médica do hospital. Mais de cem alunos vivenciam o dia a dia do hospital, sempre acompanhados por um supervisor médico, sob a tutela de médicos preceptores durante as atividades.

O Internato corresponde ao período dos últimos anos do curso de graduação em Medicina, nos quais o aluno tem um estágio curricular obrigatório de formação em serviço, seguindo as áreas básicas: Saúde da Mulher (Ginecologia e Obstetrícia), Saúde da Criança e Adolescente, Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Urgência e Emergência.

A Santa Casa de Jahu é referência em média e alta complexidade para 12 cidades, em um total de aproximadamente 360 mil habitantes. No ano de 2021 foram mais de 270 mil atendimentos via SUS somente nas principais especialidades atendidas no hospital.