Notícias

 

Santa Casa de Jahu inicia nova etapa do projeto Lean nas Emergências
O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês e visa otimizar fluxos e melhorar o atendimento de urgência e emergência à população.


Nos dias 4 e 5 de julho a Santa Casa de Jahu recebeu uma jornada da capacitação presencial com especialistas do hospital Sírio-Libanês, que em conjunto como Ministério da Saúde, estão implantando o projeto Lean nas Emergências na Santa Casa. Os consultores do Sírio-Libanês promoveram uma série de palestras sobre o projeto para um auditório repleto de colaboradores e médicos de diversos setores e especialidades. Também reuniram-se com a direção do hospital para alinhamento de detalhes sobre o projeto.

 

Até o final do ano as ações seguirão, com programação de palestras, aulas, discussões e avaliação do projeto com as coordenações e as equipes multidisciplinares do hospital. Além disso, as visitas presenciais dos consultores serão quinzenais, intercaladas por entrevistas virtuais.

 

Em maio deste ano o Lean nas Emergências teve início na Santa Casa, em conjunto com diversas instituições de saúde do país selecionadas para participar do projeto. Dentre os objetivos do Lean, está otimizar fluxos e melhorar o atendimento de urgência e emergência em hospitais públicos e filantrópicos. O projeto é viabilizado através do Ministério da Saúde, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

 

O Sistema Lean, que pode ser traduzido como produção enxuta, é uma metodologia japonesa pós-Segunda Guerra mundial que chegou ao ocidente e foi utilizada em praticamente todos os setores produtivos. A partir da década de 1990 houve uma adaptação para utilização na área da saúde com impactos positivos.

 

A Santa Casa de Jahu participa do sexto ciclo da ação, desenvolvida e implementada pelo Hospital Sírio-Libanês. A Santa Casa é referência em urgência e emergência para cerca de 360 mil habitantes de 12 cidades da região. Entre janeiro e junho de 2022, o Pronto-Socorro da Santa Casa de Jahu promoveu mais de 39 mil atendimentos.