Notícias

 

Santa Casa de Jahu recebe visita técnica do Projeto Saúde em Nossas Mãos, que integra Proadi-SUS
Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC) irá desenvolver ações na Santa Casa de Jahu, o projeto tem como foco a assistência ofertada na Unidade de Terapia Intensiva da instituição

 

A Santa Casa de Jahu recebeu a visita técnica do Projeto Saúde em Nossas Mãos, que tem o Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC) como parceiro. O projeto integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde. Além da Santa Casa de Jahu, mais de 200 hospitais do país participam do Programa.

 

Com foco na assistência em saúde ofertada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais selecionados, o objetivo do projeto é ratificar os métodos implantados com a ampliação das práticas de cuidados e segurança dos pacientes.

 

Para ser aprovado na seleção, o hospital passou por pré-avaliação e correspondeu a alguns critérios requeridos pelo Ministério da Saúde que são essenciais para a participação, como número de leitos e experiência dos profissionais que atuam na UTI. “A colaboração interdisciplinar e a dedicação da equipe em aprimorar suas práticas na UTI foram pontos importantes para integrar o projeto”, explica o coordenador da UTI da Santa Casa de Jahu, Dr. Leonardo de Ávila Lins.

 

Equipes de pesquisadores que integram o projeto viajam até as cidades atendidas para ratificar medidas que ajudam nos cuidados e segurança em pacientes internados em UTIs. O ambiente das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) é considerado de risco por conta da natureza dos dispositivos invasivos utilizados para manutenção da vida.

 

Com o projeto, a UTI da Santa Casa passa a ser acompanhada até 2023 por profissionais do Hospital Osvaldo Cruz. Além das visitas técnicas, são realizadas também sessões presenciais para discussão de casos e apoio contínuo à distância.

 

“O olhar externo ao nosso serviço nos engrandece bastante. Os resultados foram muito bons já na primeira visita, com feedback positivo sobre a dinâmica de trabalho de nossas equipes da UTI” completou o Provedor da Santa Casa de Jahu, Alcides Bernardi Junior.

 

Sobre a Santa Casa de Jahu: Hospital referência para 12 municípios, num total de 360 mil habitantes. Realizou em 2021 mais de 270 mil atendimentos gratuitos pelo SUS e possui a única UTI Neonatal e Pediátrica de sua área de atuação. São mais de de 50 leitos entre UTI Adulto e Neonatal/Pediátrica.

 

Sobre o PROADI-SUS: Hoje, o programa reúne cinco hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Os projetos do PROADI-SUS levam à população a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benefícios do PROADI-SUS, destacam-se: redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil.

Com informações do Ministério da Saúde (saude.gov.br)