O SUS está encolhendo e vai encolher ainda mais nos próximos anos

No mês em que completa 116 anos de existência, a Santa Casa de Jahu passa por um delicado momento de sua história. Assim como as demais 1.824 instituições filantrópicas de saúde existentes no Brasil, o hospital luta para manter as portas abertas.

“O que a gente recebe do governo não cobre os custos do atendimento. Por exemplo, se a Santa Casa realizar um procedimento e gastar 100 reais, o que o Ministério da Saúde nos paga é o equivalente a 60%, os outros 40% a Santa Casa precisa buscar principalmente através de empréstimos bancários ou ainda por doações, telemarketing, etc..” completa o provedor Alcides Bernardi Junior.

A Santa Casa de Jahu apresentou déficit de mais de 5 milhões e 200 mil reais em 2021. Nesse período, foram realizados mais de 270 mil atendimentos gratuitos através do SUS para principais especialidades disponíveis no hospital.

Todos os recursos que a entidade recebeu para o combate à Covid, por exemplo, foram utilizados totalmente somente para cobrir custos, sem deixar recursos para o dia a dia do hospital. Quase 10 mil atendimentos para COVID foram realizados com pacientes provenientes de 68 cidades.

As primeiras Santas Casas do Brasil foram fundadas ainda no Período Colonial. São institutos de saúde administrados por irmandades ou fundações, sem fins lucrativos.

Matéria completa do UOL: https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2022/05/09/cortes-fazem-sus-encolher-em-meia-decada-e-reduzir-atendimentos-a-populacao.htm