Foto: Claudia Ribeiro, Lidiane Furtado, Dr. Otaviano Felício, Luciane Carraro e Maria Amélia Cremasco

Dor da despedida se transforma em esperança

Em meio a dor da despedida de um ente querido, um gesto de empatia e amor se transforma em esperança para outras famílias. A Santa Casa de Jahu realizou mais uma captação de múltiplos órgãos do através da CIHT (Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes).

O doador estava internado na UTI do hospital e após a realização de vários exames, teve aberto protocolo de morte encefálica. A família foi entrevistada e consentiu com a doação dos órgãos. A doação resultou na captação dos rins, fígado, córnea e ossos, ajudando a tirar várias pessoas das filas de transplante.

Desde o credenciamento da Santa Casa no Sistema Nacional de Transplantes para captação de órgãos e tecidos em 2007, o hospital já realizou 840 procedimentos.

A Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da Santa Casa de Jahu (CIHT), especializada em procedimentos de captação de múltiplos órgãos é composta por equipe de multiprofissionais que organiza, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitam o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Para ser doador, no Brasil, não é necessário deixar nada por escrito ou em documentos, basta conversar com sua família sobre o desejo de ser doador. A doação de órgãos só acontecerá após a autorização da família. A Santa Casa de Jahu mantém 24 horas uma equipe para que seja feita a captação de órgãos.