Santa Casa de Jahu realiza ação alusiva ao Dia Mundial de Higienização das Mãos

Em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, 5 de maio, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Santa Casa de Jahu realizou uma ação, conjunta, onde foram distribuídos álcool em gel, bottons e cadernetas a respeito do assunto.

A equipe promoveu demonstrações sobre a forma correta de higiene das mãos, além de quizzes sobre o tema, como a importância da higienização na prevenção de patologias.

A ação tem como objetivo sensibilizar pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre a importância da higienização das mãos na prevenção e controle de infecções hospitalares.

De acordo com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as mãos são a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência de um paciente. A pele humana funciona como um reservatório desses microrganismos, que podem ser transferidos de uma superfície para outra por meio de contato direto (pele com pele) e indireto (com objetos e superfícies).

A higienização das mãos tem o objetivo de remover sujeiras, suor, oleosidade, pelos, células mortas e microrganismos, ajudando assim no controle e na prevenção de infecções causadas pela transmissão. Estudos mostram que de 20% a 30% das infecções relacionadas à assistência à saúde podem ser evitadas com uma boa adesão à higienização das mãos.