EDIÇÃO DIGITAL

FOTO RAIO X DIGITAL 2019

O Serviço de Radiologia da Santa Casa de Jahu recebeu nesta semana três máquinas digitalizadoras de imagem. O sistema digital elimina o uso das tradicionais placas de filmes e suas revelações através de processo químico. Segundo o médico radiologista da Santa Casa, Dr. Roberto Brandão, os equipamentos de digitalização vão melhorar a qualidade da imagem dos exames, diminuir os altos custos referentes aos filmes e processo de revelação tradicional, além de evitar exposição maior do paciente à radiação com repetições de exames.

No sistema digital é possível ter uma maior nitidez e contraste, fundamentais para diferenciar as densidades dos tecidos (músculos, órgãos e ossos).Outra vantagem é a maior agilidade do diagnóstico médico, já que o sistema interliga as imagens instantaneamente aos diversos setores do hospital, como ambulatório de ortopedia, centro cirúrgico, UTI e pronto socorro. O conjunto de máquinas digitalizadoras conta ainda com três impressoras térmicas para filmes, uma impressora de papel e um monitor (grau médico) para laudos,  todos com tecnologia avançada.

Importante ressaltar que os resultados também poderão ser acessados via web pelos médicos, através da internet. O sistema de digitalização para o Raio X foi adquirido com parte dos recursos de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Milton Monte. O total do investimento foi de R$ 700.000,00. O novo sistema entra em operação no dia 19 de junho.